Mais um Escoteiro

Márcio Sequeira da Silva é Escotista com Insignia da Madeira. Ingressou no Movimento Escoteiro como membro juvenil em 1987 e foi Diretor eleito da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Rio Grande do Sul, no triênio 2001/2003.

É Diretor de Escotismo no Grupo Escoteiro Arno Friedrich – 43RS desde 1999, tendo atuado como Chefe Sênior e Chefe Escoteiro deste mesmo Grupo.

Com MAIS UM ESCOTEIRO, resolveu colocar ideias, opiniões e reflexões, com o objetivo de fomentar a discussão e reflexão de temas relacionados ao Movimento Escoteiro.

Anúncios

7 opiniões sobre “Mais um Escoteiro”

  1. Excelente Blog, parabens, materias completamente envolventes e certamente motivadoras.

    Grato

    Forte aperto de canhota.

    Irmãos do G.E. Caiapós de Sertãozinho

  2. Walter Mangueira dos Santos Junior disse:

    FICO MUITO FELIZ EM VER A PREOCUPAÇÃO DE CADA ESCOTEIRO PROCURAR IDÉIAS DE CRESCIMENTO PARA O MOVIMENTO…….NESTE MOMENTO O MEU CONSELHO É SE PREOCUPAR COM AS CAMPANHAS QUE FAZEM NOS MUNICÍPIOS….. POIS SÃO ESTES MESMOS SIMPÁTICOS QUE BATEM A PORTA NA CARA DO MOVIMENTO, E ESQUECEM QUE SOMOS UMA INSTITUIÇÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO E QUE SOMOS RECONHECIDOS FEDERALMENTE…..O QUE ESTES INFELIZES SABEM É QUE NÃO TEMOS NEM DINHEIRO E NÃO GERAMOS VOTOS DA MANEIRA DELES…..ENTÃO MUITA ATENÇÃO NESTE MOMENTO …SAIBA QUE NOS SOMOS A MUDANÇA.

    10º GEMAR Décimo (tropa 2)

  3. Cris - Grupo Escoteiro Santa Mônica 72/PR disse:

    Olá Marcio. Gostaria de te sugerir um material desenvolvido pelo Chefe Jairo do Grupo Escoteiro Santa Mônica 72/PR de Nós e Amarras. É bem legal!
    https://docs.google.com/file/d/0B5AfMoHU41wdNDJmZmVjYTQtNWE5OS00ZGE5LWEzZWYtZDQxMzNjNzA3M2U4/edit?hl=pt_BR

    • Cris,

      Muito obrigado por compartilhar este material tão legal e com uma linguagem acessível. E muito obrigado ao Chefe Jairo por compilar, organizar e disponibilizar.

      Forte aperto de mão esquerda!

      Márcio Sequeira

  4. Lyon Carlos Kunz Junior disse:

    Sr Márcio Siqueira

    Referente ao seu texto abaixo gostaria de fazer algumas perguntas e comentários.

    “O rumo de uma Tropa será sempre dada pelos jovens e o sucesso dela será maior, se maior for a participação efetiva deles no processo de sugestão, criação e aplicação das atividades, por meio do Ciclo de Programa.”

    Sou Baloo do Grupo Escoteiro Ciretama, e temos na nossa alcatéia procurado isto mesmo, diversificar e dar horizontes aos nossos jovens. Nós sabemos o quanto é difícil mantê-los focados no movimento com tantas oportunidades diferentes e prazeres sem muito esforço.
    Sou partidário que temos a força do Grupo a nosso favor, fazendo que os jovens tenham a maior cumplicidade possível para realização de suas atividades, mas acho também que depende dos Chefes direcioná-los. Todos agimos de forma democrática, mas se não formos para o democraticamente correto, que é exaltar os princípios do movimento escoteiro e atividades que utilizem essas técnicas, estamos sujeitos a sermos mais uma instituição que não agrega valores aos jovens, basta lermos o que nos diz o Método de Ensino Escoteiro sobre vida em Grupo.
    Creio que algumas pessoas que leram seu texto não entenderam corretamente o sentido, por isso gostaria de fazer algumas perguntas para saber seu posicionamento. Gostaria de deixar claro que são dúvidas pessoais quanto a estes assuntos:

    1 – Como distrito devemos priorizar nossa presença nas atividades por ele proporcionadas a fim de fortalecer e motivar ainda mais a união dos Grupos Escoteiros do mesmo Distrito ?

    2- A forma democrática de conduzir as atividades também devem ser levadas em conta aquelas que proporcionam aprendizado e formação aos jovens como curos Informando Primos e Formando Monitores?

    Tens na minha pessoa um colaborador e admirador do seu trabalho, por isso gostaria de saber sua opinião, que considero muito importante.

    SAPS

    Lyon Carlos Kunz Junior

    • Caro irmão e companheiro Lyon Carlos,

      Tenho dito para todos com quem converso, sobre o blog, que a opinião de vocês é muito mais importante que a minha.

      Esta grande importância está no fato de fazer com reflitamos sobre os textos, mas de acordo com as realidades de cada um, da nossa Tropa ou Grupo Escoteiro. Exatamente como fizeste.

      Vou responder teus questionamentos, sem pretensão alguma de estar certo ou de ter a última palavra sobre o assunto. Até porque, assim como o blog, é a minha opinião, são as minhas ideias sobre o tema.

      1) Se o Distrito está funcionando bem, é lógico que os Grupos Escoteiros terão interesse de participar das atividades, fortalecendo ainda mais o próprio Distrito e os Grupos que dele participam.
      Porém, quando o Distrito não está bem, naturalmente os Grupos acabam afastando-se.
      Importante ter como Norte que o Distrito serve para fortalecer o Movimento Escoteiro, como facilitador de atividades regionais, nacionais ou aquelas próprias do Distrito.
      Ele auxilia os Grupos menos favorecidos a participarem de atividades com outros Grupos e reforça o trabalho realizado por Grupos mais fortes.

      2) O Movimento Escoteiro sempre teve a democracia como um dos pilares. Algumas alterações na aplicação do programa escoteiro deixaram isto ainda mais claro. O Ciclo de Programa, ao contrário de ser o “Bicho Papão” veio como uma ferramenta muito útil e prática, para oportunizar aos jovens definirem os rumos da Tropa.
      Sem dúvida, as atividades de aprendizado, como referiste, também devem ser propostas aos jovens e a adesão voluntária nestas atividades é ainda melhor, pois, eles estão dispostos e determinados.

      Tudo que falamos, Lyon Carlos, tem a ver com o exemplo.

      Como disse Ralph Emerson “Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.”

      Forte aperto de mão esquerda e Sempre Alerta para Servir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s