Há muito que deixei “adormecido” o blog MaisUmEscoteiro. As razões são várias: evitar confusão dos meus pensamentos com o posicionamento institucional; as andanças pelo interior do RS em eventos, Grupos, Distritos tomam bastante tempo; a correria do dia-a-dia profissional, etc.

Entretanto, depois de um final de semana especial, como foi o do Congresso e Assembleia Regional dos Escoteiros do RS, não poderia deixar de postar algo para compartilhar com os amigos, irmãos e ideal e, ao mesmo tempo, para parabenizar todos os envolvidos para o sucesso deste evento.

CRE SM 08 Quando falo todos, quero dizer todos mesmo: a equipe profissional do Escritório Regional, os Diretores e Coordenadores Regionais, o 4º Distrito Escoteiro de Santa Maria e, lógico, cada Grupo Escoteiro do RS que se fez representar, tanto no Congresso, quanto na Assembleia.

Para aqueles que achavam que o evento de 2014, em Rio Grande, havia sido um sucesso (e nós da Diretoria pensávamos assim também), o de 2015, em Santa Maria, superou qualquer expectativa.

Os números não oficiais de Congressistas falam de 450 pessoas. Ainda temos que checar isso. Mas a quantidade de delegados na Assembleia é inquestionável: 188 representantes de Grupos Escoteiros.

CRE SM 02

Se vocês pararem para pensar, assim como nós fizemos, vão dar-se conta da participação efetiva dos Escotistas e Dirigentes gaúchos, da preocupação de todos para que o Movimento Escoteiro do RS seja, realmente, educação para todos. O Rio Grande do Sul tem pouco mais de 11.000 registrados. O que daria, a grosso modo, 220 delegados. Portanto, tivemos 94% de participação na nossa Assembleia Regional. Sim, eu também levei um susto quando fiz esta conta. Por isso referi que gostaria de parabenizar TODOS os responsáveis por um evento de tanto sucesso.

A abertura foi com a palestra do Phd e Analista Social Catalão Eduard Vallory, com o CRE SM 06tema “Escotismo é o que não vemos”, que instigou a plateia e fez com que todos refletíssemos, ainda mais, sobre a educação Escoteira. O Eduard palestrou nas últimas duas Conferências Mundiais, dos Escoteiros, na Eslovênia e das Bandeirantes, em Hong Kong, além de ter sido conferencista no 1º Congresso Mundial de Educação Escoteira, realizado em agosto de 2013, em Hong Kong.

Tivemos alguns momentos emocionantes, é verdade.

Com o auditório lotado aplaudindo de pé o nosso querido Zé, funcionário que auxilia no Campo Escola Escoteiro no Parque Saint Hilaire. Várias medalhas de gratidão e bons serviços, como a da Akelá Júlia, depois de 40 anos de dedicação ao Escotismo.

Momentos como esses, fazem valer cada minuto de preparação, de trabalho e de organização para um evento desse porte.

Congresso Regional 2015

E você, que participou deste grande momento do Escotismo Gaúcho, o que achou do Congresso Regional Escoteiro?

Anúncios