Neste dia 12 de abril há exatos 20 anos, eu com meus 13 anos de idade estava na praça ao lado do Clube Lindóia em Porto Alegre repetindo as seguintes palavras: Prometo pela minha Honra, fazer o melhor possível para cumprir com meus deveres para com Deus e minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei Escoteira.

Isso quer dizer, hoje completo 20 na família Arno Friedrich. 20 anos é uma vida, uma vida que escolhi para mim, e tive a honra de compartilhar com pelo menos 9 pessoas da minha família que também fizeram posteriormente sua promessa escoteira no mesmo Grupo.

IMG_6534

Hoje com minha filha no colo (futura lobinha) completando 4 meses de vida, relembro de todos momentos que vivi, dos amigos que fiz. Não, amigos não, irmãos. Inclusive no mesmo dia estava ao meu lado um amigo/irmão que tenho até hoje, Fernando. que foi quem me convidou a ir conhecer o Grupo Escoteiro. E muitos que conheci nesse caminho seguem próximos, compartilhando momentos, sendo meus padrinhos de casamento e eu de alguns.

Vi o Grupo se dividir, construir a sede, perder a sede, encolher e crescer, crescer mais a ponto de não caber mais jovens. Realizei o sonho de ir a um Jamboree, ocupei o cargo de Diretor técnico, chefe da Tropa Escoteira onde tive a felicidade de participar de dezenas de cerimônia de promessa, escrevi um blog para dividir meu conhecimento, mas o que mais me gratifica hoje é ver que aqueles jovens que estavam na tropa quando iniciei o caminho de escotista estão ao meu lado como adultos Escotistas compartilhando o que viveram no Movimento com outros jovens. Ver que as sementes que ajudei a plantar há 11 anos estão dando ótimos frutos. E isso vale mais que qualquer coisa.

A propósito, foram 20 anos sem me afastar do mesmo Grupo, minha família Grupo Escoteiro Arno Friedrich.

IMG_6542

Muito mais que um movimento de jovens, um modo de vida.

Deixo aqui meu Sempre Alerta e aos irmãos meu aperto de canhota.